Ver e ser visto
Boa luminosidade não é equivalente a boa visibilidade.Para efeitos legais, considera-se que o condutor não tem boa visibilidade sempre que não avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de pelo menos 50 metros.
Uma situação de má visibilidade pode surgir por motivos de condições atmosféricas, características da via (lomba, curva), existência de obstáculos fixos (árvores, cartazes) ou obstáculos móveis (veículos de dimensões mais elevadas).
Se a questão da característica da via ou existência de obstáculos, podemos contornar sinalizando a nossa presença com sinais sonoros ou posicionando o nosso veículo adequadamente, já a questão da luminosidade pode causar-nos problemas graves.
A luminosidade pode ser boa ou má.
A má luminosidade, ao não nos permitir ter percepção da existência de obstáculos não sinalizados, leva-nos a utilizar as luzes de médios. Já a boa luminosidade pode ser traidora da boa conduta do condutor.
Erradamente, grande parte dos condutores julga que, porque tem boa luminosidade e vê os outros, os outros o veem a ele. Na verdade não é bem assim.
Esconda-se o leitor atrás de uma árvore a observar quem passa na rua. Consegue ver todos, mas nenhum deles o/a conseguem ver a si. No entanto, a luminosidade é boa. Isto é o que acontece quando circula na via.
Muitas são as vezes em que consegue ver os outros, mas eles não o/a veem a si.A má visibilidade pode surgir devido à chuva, ao nevoeiro ou neve. Para estas situações estamos todos, mais ou menos, sensibilizados.
Acontece que a forte luminosidade solar ou o forte calor podem criar situações igualmente perigosas.Senão, vejamos:Em dias de muito calor, surge na estrada a reverberação. Este efeito faz com que veículos de cor mais escura, brancos ou cinzas sejam "absorvidos" pela situação e deixem de ser facilmente perceptíveis aos demais utentes da via. Tal facto torna-se num perigo para a segurança rodoviária, uma vez que os outros condutores vão adoptar comportamentos que não se enquadram com a nossa presença.
Se junto a uma estrada ou rua existirem obstáculos que com a incidência solar criem elevadas áreas de sombra, o que vai acontecer é que podemos ter situações de contra-luz. Quando isto acontece, o condutor que está fora da sombra não tem percepção de quem está dentro, a não ser que este tenha as luzes acesas.
Assim, e para que possamos transitar todos bem visíveis, sugere o "Projecto Sirene em Segurança" que, não apenas os veículo de bombeiros, mas sim todos os condutores, transitem sempre com as luzes de médios acesas.
Deste modo, teremos várias vantagens.
Na situação da reverberação ou da contra-luz, os outros conseguem ver as nossas luzes, percebendo com antecedência que ali estamos. Mais,podemos ter as vantagens que os suecos já têm:
- Ficamos bem visíveis e criamos o estímulo com maior antecedência.
- Conseguimos diminuir a taxa de sinistralidade rodoviária envolvendo dois veículos, em cerca de 20%.
Boa viagem.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário